KAYA STHAIRYAM
•
Kaya Sthairyam é a primeira técnica de Dharana, concentração. É a prática básica de concentração e estabilização do corpo.
•
Em sânscrito, kaya quer dizer corpo e sthairyam quer dizer estabilidade/quietude
•
Na meditação se dá ênfase na importância de poder sentar-se em uma posição sem movimentar-se e sem as distrações do corpo.
•
Em Kaya Shairyam, o objeto da meditação é o próprio corpo. Quando a atenção se fixa no corpo, a atitude da mente muda e o corpo que antes era motivo de distração se torna o objeto do enfoque e assim o corpo perde a capacidade de perturbar a mente. A mente, por sua vez, também começa a perder o interesse no corpo e se interioriza, o que leva ao estado de pratyahara e prepara para dharana.
•
Por causa da inter- relação entre o corpo e a mente, quando o corpo se torna estável e quieto, a mente segue o corpo.
•
Essa técnica é recomendada como uma preparação simples e efetiva para a prática de meditação e também pode se tornar uma prática usual que induz a profunda quietude no corpo e na mente.
•
A prática completa compreende 12 etapas e estão descritas no livro Dharana Darshan, de Swami Niranjanandanda Saraswati:
Etapa 1:preparação: postura de meditação, ajustes na postura, posicionamento do corpo, mudra, olhos fechados, consciência na respiração lenta e profunda, começando com 5 respirações contadas
Etapa 2: consciência da postura: consciência das partes do corpo e do corpo como um todo
Etapa 3: visualização do corpo: visualização do corpo por todos os lados e o corpo inteiro de uma só vez, com imagens de espelho ou deslocamentos
Etapa 4: corpo-árvore: o corpo é comparado com uma árvore quieta
Etapa 5: sensações do corpo: observação das sensações do corpo, com o objetivo de neutraliza-las
Etapa 6: visualizações de partes do corpo uma a uma, com uma rotação da consciência (não é igual a Yoga Nidra)
Etapa 7: Imobilidade do corpo: resolução de manter o corpo imóvel
Etapa 8: Estabilidade e quietude: neutraliza o desconforto
Etapa 9: Rigidez psíquica: o corpo é comparado a uma estátua, sensação de ser impossível movimentar alguma parte do corpo
Etapa 10: Consciência da respiração: A atenção passa para a respiração que se torna muito sutil.
Etapa 11: Estado de concentração: Com o corpo rígido, a respiração sutil, começa a experiência de mente estável, sem flutuações que é o estado que dharana começa a ser praticada.
Etapa 12: Finalização da prática: retorna à consciência do corpo físico e à postura; contatos do corpo com o piso, postura das mãos, consciência da respiração e, finalmente , a finalização com entoação do mantra OM três vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário