segunda-feira, 10 de maio de 2010

Surya Namaskara (Saudação ao Sol)

Surya Namaskara é um Sadhana, prática espiritual, completa em si mesmo, pois inclui Asana, Pranayama, Mantra e técnicas de meditação. É um excelente grupo de Asanas para se praticar pela manhã. Surya Namaskara tem um efeito vitalizante direto na energia solar do corpo, que flui pela Pingala Nadi. a prática regular de Surya Namaskara regula a Nadi Pingala, esteja ela hipoativa ou hiperativa. A regulação desta conduz ao equilíbrio do sistema energético tanto no nível físico quanto no nível mental.

Surya Namaskara gera Prana, a energia sutil que ativa o corpo psíquico. Sua execução, em uma sequência coordenada e rítmica, reflete os ritmos do universo: as vinte e quatro horas do dia, as doze fases anuais do zodíaco e os biorritmos do corpo. A aplicação desta forma e ritmo ao complexo corpo/mente desperta uma força transformadora que produz uma vida mais plena e dinâmica.

Benefícios Gerais

A prática de Surya Namaskar com um todo, traz inúmeros benefícios. ela fortalece as costas e ajuda no equilíbrio do metabolismo. Estimula e equilibra os sistemas do corpo, incluindo o reprodutivo, circulatório, respiratório e digestivo. Influencia as glândulas endócrinas, ajudando as crianças no período de transição entre a infância e a adolescência.

A sincronização da respiração com os movimentos físicos de Surya Namaskar, proporciona ao praticante a possibilidade de respirar profunda e ritmadamente, levando sangue oxigenado ao cérebro, aumentando assim a claridade e o frescor mental.


Fonte: livro Asana Pranayama Mudra Bandha (Swami Satyananda Sarawati


Um comentário: