segunda-feira, 10 de maio de 2010

Yoganidra

É um método sistemático de induzir uma completa descontracção, a nível físico, mental e emocional. Durante a prática de yoga nidra, pode parecer que se dorme, no entanto o objectivo é atingir um grau de inércia física que permita à consciência explorar as camadas mais profundas da mente. Nesse estado entre o sono e a vigília o contacto entre a dimensão subconsciente e inconsciente ocorre espontâneamente.

Se a consciência puder ser separada das experiências e estímulos exteriores sem adormecer, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de diferentes maneiras, por exemplo, para desenvolver a memória, a capacidade de concentração, aumentar o conhecimento ou transformar a natureza individual.

Yoga Nidra

O yoga nidra é uma prática que pode ser amplamente aplicada no mundo moderno para melhorar a qualidade de vida. É uma técnica simples mas profunda que tem sido usada nos seguintes domínios:

· Relaxamento

· Meditação

· Problemas psicológicos

· Doenças psicossomáticas

· Sono

· Rejuvenescimento físico-psicológico

· Exploração e despertar da mente

· Aprendizagem, educação e inteligência

O yoga nidra tem um vasto número de outras aplicações. Pode ser praticado por toda a gente, jovens e velhos, homens ou mulheres. É um processo científico exaustivamente testado. Não requer nenhuma crença ou aceitação cega de qualquer dogma. Só é necessário praticar.

A palavra yoga significa comunhão interior; o processo que leva a este estado. Nidra siginifica sono. Deste modo, yoga nidra pode ser definido como o 'sono do yoga'. É ao mesmo tempo o nome de uma prática específica de yoga e de um estado de consciência. A mecânica da prática é fácil de perceber e definir, mas o estado de yoga nidra será entendido de maneira diferente por pessoas diferentes:

Sono: para uma pessoa que esteja cansada, exausta e constantemente preocupada, o estado de yoga nidra significa apenas uma coisa... um profundo e refrescante sono. Nada mais, nada menos.

Sono psíquico: para outros, possivelmente aqueles que praticam yoga há alguns anos, yoga nidra significa um estado de sonhos conscientes, onde se podem ter visões do subconsciente.

Sono sem sonhos: este é o estado mais avançado do yoga nidra onde se balança no fio da navalha entre introversão e extroversão. Este é o caminho de sushumna e corresponde ao despertar da kundalini. Este é o místico estado de 'yoga' que corresponde à superconsciência. Tem sido descrito por inúmeros yogis, santos, bhaktas e sábios através dos tempos.

Definimos três estados específicos de yoga nidra. Como prática podemos descrevê-lo como um método para induzir tranquilidade física e nervosa, como um método para libertar a mente de tensão crónica, e induzir auto-conhecimento e meditação. Transcende os processos racionais do pensamento e oferece paz interior.

O yoga nidra é um método de exploração das diferentes camadas da mente. De acordo com certas escolas de psicologia moderna existem três dimensões da mente: o consciente, o subconsciente e o inconsciente. O objectivo do yoga nidra é explorar progressivamente e transcender estas três dimensões.

O yoga nidra foi adaptado das práticas tradicionais de nyasa por Swami Satyananda para servir as necessidades do homem moderno.

A palavra nyasa significa 'colocar'. É uma prática em que mantras específicos são 'colocados' e sentidos em partes diferentes do corpo. É a forma tradicional de yoga nidra usada por yogis desde há muito tempo.

Nesta adaptação os mantras foram omitidos para que o yoga nidra possa ser praticado por toda a gente independentemente da religião, língua ou tradição. Mesmo destituído de mantras, o yoga nidra foi cuidadosamente sistematizado para que mantenha o poder transformador da personalidade e receptividade do praticante. O ênfase foi transferido da vocalização de mantras (nyasa) para a rotação da consciência/atenção (yoga nidra) pelas diferentes partes do corpo.

O yoga nidra pode ser dividido basicamente nas secções seguintes:

1. Ajustamento preliminar do corpo

2. Relaxamento preliminar do corpo físico

3. Relaxamento preliminar da mente

4. Sankalpa (resolução)

5. Rotação da consciência/atenção pelas diferentes partes do corpo

6. Visualização

7. Reflexão e consciência dos símbolos

8. Sankalpa

9. Retorno à consciência exteriorizada

Estes nove passos são sequenciais; isto é, devem ser praticados um depois do outro na ordem indicada. Podem ser adoptadas variações que respeitem esta estrutura básica.

As instruções para o yoga nidra podem ser dadas de três maneiras: através de um professor; através de uma gravação; ou pelo comando mental do próprio praticante. É melhor aprender o yoga nidra directamente de um professor competente para que as instruções possam ser adaptadas às necessidades individuais do praticante, e para que o método correcto possa ser firmemente impresso na mente do praticante.

A voz é algo muito importante para o praticante. É a ligação que lhe permite manter a consciência enquanto explora as camadas mais profundas da mente. Sem uma voz condutora é muito fácil deslizar para o sono (o que é perfeitamente aceitável nos casos em que o praticante está bastante cansado ou provavelmente sofre de insónia). As palavras do professor não devem ser intelectualizadas. Não é necessário que sejam lembradas. É preciso apenas que sejam seguidas espontâneamente sem esforço. Deixando a consciência fluir com o som da voz.

Um comentário:

  1. é uma experiência interessante, parece que a gente, quanto mais aquieta o corpo, mais libera a mente.

    ResponderExcluir